Os glicocorticóides são uma classe de hormônios esteróides caracterizada pela habilidade de se ligar com o receptor de cortisol e desencadear
efeitos similares. Os glicocorticóides são diferentes dos esteróides sexuais (que anabolizam) pelos seus receptores específicos, células alvos e efeitos.
O cortisol é o glicocorticóide humano mais importante. Ele é essencial para a vida e regula ou sustenta uma grande variedade de funções cardiovasculares, metabólicas, imunológicas e homeostáticas.
Os receptores de glicocorticóides são encontrados nas células de quase todos tecidos de vertebrados.
Os glicocorticóides são um grupo de fármacos utilizados como imunossupressores e anti-inflamatórios. Estes efeitos são particularmente úteis nas desastrosas doenças autoimunes.
Eles agem na:
- Imunossupressão profunda; efeito antiinflamatório mais potente que o dos AINEs.
- Diminuição da mobilidade e actividade dos neutrófilos e macrófagos.
- Diminuição da secreção de citocinas.
- Inibição da acção dos linfócitos. Apoptose de linfócitos aumentada.
- Replicação clonal de linfócitos reduzida.
- Diminuição da produção de anticorpos.
- Diminuição da secreção de mediadores inflamatórios como a histamina.
O lado ruim disso tudo é que o Cortisol é o glicocorticóide humano mais importante e também é um dos hormônios mais catabólicos do corpo.
Pra quem não sabe catabolizar é o contrario de anabolizar, trocando em miúdos anabolizar seria construir proteínas que são cadeias de aminoácidos e catabolizar seria destruir as proteínas quebrando as ligações peptídicas e obtendo de volta os aminoácidos, assim destruindo os músculos.
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
0 comentários:
nao use palavras ofensivas..