Retenção de liquidos

By | 17:51:00 1 comment

Branch Warren em Off Season



A retenção hídrica pode ser bem vinda em off Season  pois a mesma pode criar um ambiente favorável para o crescimento muscular porém, é uma das maiores problemas

para atletas  e até mesmo para aqueles que querem cultivar um shape mais seco

 A questão é remover o excesso de líquido subcutâneo, mas também manter as células musculares devidamente hidratadas, afinal mais de 70% do volume muscular é composto por água, você é composto de água.

Entender de armazenagem hídrica é fundamental para sua devida manipulação. Mas é muito importante lembrar que retenção hídrica é diferente de gordura sobrando embaixo da pele, tem muito gordo andando por ai dizendo que só esta retido! 

Os líquidos no nosso organismo são armazenados basicamente em três diferentes compartimentos:

  •  Sangue
  •  Líquido intracelular
  •  Líquido extracelular

Os compartimentos acima mencionados distribuem a água entre eles, então, se você tirar água de um, outro tenderá a doar sua água para aquele que perdeu, também conhecido como homeostase, um processo necessário para a manutenção da vida.

O princípio de remoção da água subcutânea, inicia-se através da remoção do líquido sanguíneo então no os outros compartimentos doarão sua água ao sangue para manter o equilíbrio, resultando em menos água nos outros compartimentos. 
Agora, se você remove água do sangue, seja lá qual for o meio, o primeiro compartimento a doar água é o subcutâneo, o que parece ideal. 
Entretanto, como existe um equilíbrio entre todos os compartimentos, é lógico que removendo muita água do sangue, exigirá que muita água subcutânea também seja doada e com isto, água intracelular também será sacrificada para garantir o equilíbrio e você perderá volume da celular muscular e você não quer perder volume muscular certo?
 Isto é outro fato muito comum em nossas competições, quando atletas mal informados adotam meios exagerados e muito arriscados para a perda de líquido subcutâneo e perdem o volume muscular drasticamente.


Branch Warren em Contest

Então quais as formas efetivas de acabar com a retenção?


  • Restrição de sal:


 Inicialmente podemos perder peso com a eliminação hídrica, mas se a restrição de sódio se prolongar, poderá ocasionar como efeito rebote um pico na liberação de aldosterona, que é um hormônio   que ajuda o corpo a manter o equilíbrio eletrolítico preservando sódio dentro da célula. Níveis excessivos de aldosterona acabam criando retenção hídrica, um efeito justamente contrário do que se espera 
Ou seja, se mantermos uma administração constante, mas controlada de sódio, esse hormônio não será acionado demasiadamente.
O equilíbrio do sal tem tudo a ver com o potássio e o magnésio. Alimentos naturalmente cozidos, verduras, frutas e grãos, já contém a proporção correta destes minerais
 O correto equilíbrio entre potássio e sódio fica em torno de 200:1, ou seja, o potássio deve estar em maior concentração do que o sódio. O potássio é antagonista do sódio, direcionando-o para fora da célula, reduzindo a retenção hídrica e a elevação da pressão arterial.


  • Diuréticos:

O equilíbrio de água em nosso organismo está diretamente ligado à distribuição de eletrólitos, o qual possui um equilíbrio muito sensível, sendo crucial para o correto funcionamento dos músculos, incluindo o miocárdio. Este é o principal motivo pelo qual os diuréticos são banidos dos esportes
Ou seja, o objetivo é retirar a água de baixo da pele e não de dentro do músculo.
Mesmo os diuréticos sendo proibidos, sabemos que muitos atletas insistem em utilizá-los
Existem vários tipos de diuréticos, cada qual agindo de forma diferenciada, apesar de que todos eles agem sobre os rins.
Os diuréticos trabalham através da estimulação dos rins. Os rins têm como função filtrar o sangue, eliminando assim os restos provenientes do processo metabólico. Os rins também permitem ao corpo reabsorver substâncias bioquímicas vitais como minerais, aminoácidos e água.
A maior parte dos diuréticos age por meio do bloqueio da absorção de eletrólitos. Já que os eletrólitos, em certa concentração se atam à molécula de água, quando estes são eliminados do corpo, a água unida a estes também é eliminada.
Um grande número de outros efeitos colaterais podem ocorrer com o uso de diuréticos; como tontura, dor de cabeça, palpitação e cãibra muscular e morte, isso mesmo morte.

A administração de esteróides com alto nível de androgenidade  tendem a aromatizar, se transformando em estrógenos, provocando retenção.

Esta é também a principal razão pela qual, na fase pré-competição, alguns atletas que insistem em utilizar drogas, passam a utilizar esteróides de baixa androgenidade e também intensificam a utilização de bloqueadores de estrógenos.

Entretanto, outras substâncias menos agressivas vêm sendo utilizadas pelos seus efeitos diuréticos, tais como o glicerol, o manitol, a vitamina C, a cafeína, as proteínas e até mesmo, a própria água como diurético.
Para entender como o manitol, o glicerol, dieta altamente protéica e a vitamina C funcionam, você vê no próximo post ok? 




Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

Um comentário:

nao use palavras ofensivas..